Conheça 4 cuidados com cadeirantes

Conheça 4 cuidados essenciais que devemos ter com cadeirantes

No dia a dia, a dificuldade de locomoção e os desafios de acessar locais públicos já desgastam bastante as pessoas com deficiências físicas e seus acompanhantes. Por isso, oferecer em casa um ambiente em que eles possam viver com o máximo de independência é essencial para gerar confiança, conforto e qualidade de vida.

Além dos cuidados com a manutenção dos diferentes tipos de cadeiras de rodas e as adaptações a serem realizadas na residência, é importante ter em mente que a sua atitude importa bastante. Continue lendo o texto e descubra ao menos 4 cuidados

1. Conheça melhor as limitações do cadeirante

Antes de tomar qualquer medida, é importante saber as limitações de cada um. No caso de parentes, conversar com os médicos e fisioterapeutas para saber quais são as reais condições do cadeirante pode ajudar bastante. Se for um amigo ou conhecido, você pode perguntar à pessoa a respeito.

Vale lembrar que algumas pessoas não lidam bem com a situação, e podem se sentir constrangidas em falar sobre o assunto. Portanto, tenha respeito e tome cuidado ao questioná-las. Geralmente agir com naturalidade é a melhor forma de abordar o assunto.

2. Ofereça um ambiente adaptado

Um dos principais cuidados com cadeirantes é oferecer um ambiente com todos os acessórios necessários para que ele possa realizar suas tarefas diárias, sem a necessidade de pedir ajuda.

Os corredores devem ser suficientemente largos para que a pessoa consiga passar confortavelmente, e os banheiros devem trazer barras de segurança. Quanto menos móveis, melhor. Isso possibilita que a circulação ocorra com mais conforto.

Outra dica é nivelar os pisos e instalar rampas de acesso. Caso seja necessário, é possível utilizar maçanetas adaptadas, tanto em portas quanto em janelas. Para evitar acidentes, invista em móveis adaptados, arredondados e sem quinas. Dê atenção ainda para a altura acessível das tomadas e interruptores.

Essas atitudes propiciam o máximo de independência ao cadeirante, de forma que ele possa dispensar ajuda para atividades básicas de rotina.

3. Auxilie somente se for necessário

Pessoas cadeirantes não são incapazes. Por isso, evite ficar o tempo todo por perto, oferecendo-lhes ajuda. Quem já está adaptado provavelmente encontrou formas alternativas de resolver os problemas do dia a dia; e quem não está necessita passar, sozinho e aos poucos, por esse processo de aprendizado e adaptação.

Mesmo que ele falhe, é válido que tente fazer tudo o que sempre fez com o mínimo de ajuda possível. Os profissionais especializados podem ajudar bastante a vencer esse período, mas não trate o cadeirante como se ele fosse uma criança indefesa. Se ele precisar de ajuda, provavelmente vai pedir.

4. Observe a maneira correta de utilizar a cadeira

Antes de mais nada, vale lembrar que a cadeira de rodas é como parte do corpo do cadeirante. Por esse motivo, evite manuseá-la sem autorização. Atitudes como se pendurar nela ou sentar sem pedir são altamente desrespeitosas. Dito isso, cada equipamento traz características diferentes e exige um tipo de manutenção. No entanto, alguns cuidados gerais de conservação são comuns a todas as cadeiras de rodas.

Tenha um local adequado para guardá-la e evite exposição excessiva às intempéries, como frio, sol e chuva. Procure mantê-la limpa e livre de poeira que pode se acumular nos eixos e dificultar a mobilidade.

Lubrifique sempre que for necessário, calibre os pneus e observe se existem rasgos no forro. Além disso, verifique se há folgas na cadeira e falhas eventuais nos freios. Essa atitude gera mais conforto e previne acidentes.

Os cuidados com cadeirantes são uma forma de proporcionar independência, conforto e qualidade de vida. Quem mora com uma pessoa com deficiência provavelmente já reuniu alguma experiência.

No entanto, se você não tem o hábito de lidar com cadeirantes diariamente e se sente inseguro, saiba que o mais importante é o respeito. Se tem alguma dúvida, pergunte com respeito e atenção.

Fonte:

2019-10-20T06:54:00-02:00